Você está em: Câmara»Vereador Mirim

Vereador Mirim

Câmara Mirim

 

A cidadania, um dos princípios básicos da vida em sociedade, está fundamentada na Constituição Federal. Assim cabe aos poderes constituídos e às escolas incentivar a prática da cidadania e ensinar as pessoas a exigirem os direitos e a cumprirem os deveres. Dentro dessa perspectiva, a Câmara de Vereadores Mirim tem como um dos objetivos promover a interação entre as escolas e o Poder Legislativo, visando a formação da cidadania e do entendimento das instituições políticas.

Ao oportunizar aos jovens conhecerem as atribuições do Parlamento, favorece a visão crítica e mais realista da cidade e, por extensão, o Estado e o país. É uma experiência que o vereador mirim levará para toda a vida. A Câmara Mirim também permite a inserção dos estudantes na política, na expectativa de renovação dos quadros num futuro próximo e de mudanças dos processos e hábitos da política.

O Programa Vereador Mirim foi instalado em 2004, em parceria com as escolas da cidade. “Além da integração Câmara de Gaspar e escolas, contribui para a formação da cidadania dos jovens gasparenses e dando-lhes a possibilidade de entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira”, reforça o coordenador da Câmara Mirim, Allan Cunha Santiago.

As eleições acontecem simultaneamente em todo o município, sempre em novembro, e o processo de escolha é feito por votação eletrônica, tal qual a eleição dos vereadores. A Câmara Mirim é composta por 13 vereadores, que se reúnem quinzenalmente em sessões ordinárias.

 

 

[image] 

[image] 

 

 

[image]Pedro Mantuan Carvalho

[image]Ivo Hercílio de Miranda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2019 - Desenvolvido por Lancer